sábado, 15 de janeiro de 2011

Uma tragédia sem fim. Números de mortos já passam de 600 na maior catastrofe climática do Brasil

Por Danilo Souza

Dados do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro apontam que 608 mortes já foram confirmadas desde o início das fortes chuvas que cai sobre o município. Os temporais começaram na madrugada da terça -feira (11), destruindo casas, derrubando encostas e deixando milhares de desabrigados. O governador Sergio Cabral decretou estado de calamidade pública nas regiões afetadas pelas chuvas.
Na última quinta - feira, a presidente Dilma Rousseff juntamente com o ministro da defesa Nelson Jobim, sobrevoaram o município. A presidente liberou R$ 10 milhões de reais para as vítimas das enchentes.




O caos

O cenário é assustador, casas destruidas, árvores arracadas, lama por toda parte. Os moradores das localidades castigadas pelas chuvas estão vivendo dias de dor e sofrimentos. Família inteiras mortas, pessoas com parentes desaparecidos esse é o contexto de vida dos habitantes de Nova Friburgo. O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de sete no Estado por causa das vítimas das chuvas na região.




Histórico

Há exatamente um ano, o município de Angra dos Reis era castigado pelas enchentes, na ocasião morreram aproximadamente 300 pessoas. Nem de longe pode-se comparar a situação em Nova Friburgo pelo número de vítimas e pelos danos materiais.



Solidariedade

Os moradores das regiões afetadas pelas chuvas, contam com a solidariedade de todos os brasileiros. Nas localidades, faltam energia elétrica, água, a população está abrigada em escolas públicas do município. Ultensílio de higiêne pessoal, limpeza, roupa água mineral e alimentos não pereciveis são as necessidades básicas da população. Quem quiser fazer doação pode comparacer a um posto de coleta de donativo em sua cidade.

A previsão é de mais chuva para região serrana do Rio, mas no coração dos seus habitantes fica a esperança de dias melhores, pois até o momento eles só tem feito chorar.




2 comentários:

  1. O que pensam aqueles que governam sobre mim? Qual e a verdadeira motivação dos meus políticos? Eles passariam uma semana em uma favela? Deixariam seus filhos estudarem em uma escola lá no morro? Será que existe um dentre muitos?
    O que eles estão preocupados? Com os desabrigados e os que perderam tudo ou eles estão realmente preocupados neste exato momento com imagem ( A copa) quem o mundo esta tendo de mim do Rio de janeiro e todos os meus compatriotas.
    Estamos precisando de ajuda, estamos precisando de Amor, estamos precisando de realmente seres humanos, pessoas que precisem de outras pessoas.
    Preciso de você ajude-me....
    Ass. Brasil

    ResponderExcluir