sexta-feira, 11 de março de 2011

Japão sofre o pior terremoto da sua história

Por Danilo Souza

O Japão sofreu nesta sexta -feira (11), o pior terremoto de sua história. Com magnitude de 8,9 na escala Richter, o tremor atingiu a costa nordeste do país, trazendo consigo muita destruição. A cidade mais atingida foi Sundai, que fica próxima ao litoral. Tóquio, capital do Japão, pouco foi afetada com o abalo. O terremoto provocou um Tsunami com ondas que chgaram a dez metros, e varreu tudo a sua volta, incluindo casas, carros, navios, e estruturas agrícolas. Dados da Tv NHK, apontam até o momento, foram encotrados 300 corpos, e mais de 800 seguem desaparecidas. Confira imagens da tragédia.


"Nunca sentir tanto pavor na minha vida. Achei que o chão ia se abrir e nos engolir." A brasileira Indinara Akyama de 43 anos, resume a sensação geral da população japonesa vivenciado no momento do pior terremoto que já se teve notícia no Japão. No momento do tremor ela estava dando aula. Professora, Indinara tinha como missão, em meio ao pânico, manter a calma dos alunos para que todos ficassem bem. "Nós tinhamos a responsabilidade sobre aquelas crianças, tinhamos que passar tranquilidade à elas", comenta.

Alerta para regiões do pacífico

Os países que são banhado oceano pacífico estão em estado de alerta para o risco de Tsunamis, aqui na américa do sul, o governo chileno começou deslocar a população da Ilha de Páscoa e do litoral do país. Cerca de 300 pessoas deixaram o local e foram para o aeroporto de Mataveri. Na américa do norte, o alerta foi emitido para a região da Califórnia e Hawaí. Por enquanto são só especulações, mas toda precaução se torna pouca para conter a força da natureza.


"Pensei que terra iria nos engolir"

Indianara Akyama,

brasileira, relatando o momento de pavor.