domingo, 30 de janeiro de 2011

Bilionário por acaso. A criação do facebook

Por Danilo Souza



Imaginemos a seguinte situação. Um estudante que não sai da frente do seu notebook, e que sua intenção é só paquerar as meninas da faculdade. De repente, esse mesmo jovem de apenas 25 anos, se tornar uma das pessoas mais ricas do mundo, com a fortuna estimada em 25 bilhões de dólares. O leitor desse texto deve estar se perguntando, onde eu quero chegar.
Pois bem, essa pessoa é Mark Zuckerberg criador e dono do site de relacionamento mais badalado na atualidade, o facebook.
No livro, Bilionário por acaso a criação do facebook, de autoria do americano, Ben Mezrich, o leitor consegue vê de forma minusciosa, passo a passo da criação de Mark e de seu amigo o brasileiro, Eduardo Saverin. Na obra, Mezrich busca a imparcialidade, pois como se pode observa no decorrer do leitura, existem pontos que necessitam de um olhar apurado sobre determinadas situações.
O autor faz questão de detalhar a invenção dos jovens, desde suas aventuras amorosas no campus da Universidade de Harvard, até o momento que Mark se ver na obrigação tirar o seu até então sócio, Sean Parker do negócio.
Acusado de traição por alguns, Mark fez o que mundo o mundo corporativo exige de um CEO. Como consequência de algumas atitudes, o facebook tem sido alvo de diversas batalhas judiciais. Uma delas, que até hoje se arrasta pelos tribunais de Nova York, foi o fato de Mark tirar o brasileiro Eduardo Saverin da sociedade, é bom lembrar que no início o mesmo investiu US$ 18.000,00 dólares, o capital necessário para que o facebook entrasse na grande rede. Outra polêmica é a questão dos irmãos Winklevoss, segundo eles, Zuckerberg teria se apropriado da idéia deles. Uma coisa é certa, o facebook é uma das redes sociais mais visitadas nestes últimos anos. Para saber mais, leia o livro acima, e descubra como a fama, sucesso e o poder podem chegar do dia para noite.



"Eu sou o CEO"

Essa era a frase escrita no cartão de visitas de Mark Zuckerberg no início do facebook.






"Estrondoso(...) Estimulante o suficiente para manter até mesmo
um narcoléptico completamente acordado"
The Washington Times

2009. "Lucros do facebook chegaram a US$ 800 milhões"
Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário