sábado, 13 de novembro de 2010

Bahia vence a Portuguesa e está de volta à elite do futebol brasileiro

Por Danilo Souza

Após sete anos na segunda divisão, o Esporte Clube Bahia retorna à elite do futebol brasileiro. O tricolor baiano bateu a Portuguesa por 3x0, no estádio de Pituaçu e com duas rodadas de antecedência, garantiu vaga para disputar o campeonato brasileiro da série A de 2011.



O jogo

No início do jogo sendo empurrado pelos 32.157 torcedores presentes que cantava o tempo todo, "vamos subir esquadrão", o Bahia foi para cima do time paulista. E aos quatros minutos, depois de um lançamento de Ávine da defesa, Jael desviou a bola que sobrou para Adriano, Michael Jackson, que tocou de primeira e abriu o placar, levando o torcedor nas arquibancadas a loucura.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, o que já era bom, ficou ainda melhor. Após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou novamente para Adriano, ele chutou forte, a bola desviou no zagueiro, era o segundo gol do Bahia. O time da Portuguesa, não esborçava nenhum tipo de reação. Ainda na primeira etapa, o Bahia teve a oportunidade de ampliar o placar, com um penâlti desperdiçado por Jael.
Na segunda etapa, a torcida já fazia a festa, quando nos acréscimentos, o capitão Nem fez o terceiro do time tricolor. Daí por diante, o que viu no estádio de Pituaçu foi a festa da torcedores cantando: ô o tricolor voltou... o tricolor voltou...

A torcida

O que se viu nas arquibancadas do Estádio de Pituaçu, foi um espetáculo a parte. A torcida tricolor não parava de cantar um só instante," xalaialaia vamos subir esquadrão..."

Como explicar tanta paixão? Para o agente de aeroporto Isaias Neves, é inexplicável. Ele diz: não tem como descrever a sensação de ser Bahia. Ser Bahia é diferente, conclui. Esse sentimento é compartilhado por centenas de baianos que fazem parte da nação tricolor.

A torcida do Bahia é aquela que pode ser considerada "fanatica", uma prova disso foi quando o time estava na série C, em que os mesmos compareciam ao estádio, inclusive com recorde de público. No que depender da paixão e entusiamo da nação tricolor, a festa irá continuar, só que agora na elite do futebol brasileiro do ano que vem.


A festa

Bastou o árbitro Leandro Pedro Vuaden apitar o fim do jogo, para que a festa se espalhasse por diversos pontos da cidade. Na Orla de Salvador, a animação ficou por conta do músico Ricardo Chaves, que em cima do trio agitava a multidão já eufórica de torcedores.

Outras estrelas da axé music comemoraram a volta do Bahia à série A, dentres elas, estão a cantora Claúdia Leitte, que segundo sua assessoria não teve como chegar aqui em Salavdor a tempo, pois estava no Sauípe folia.










Escalação.

Bahia:

Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Marcone, Fábio Bahia, Hélder e Morais; Adriano e Jael. Técnico: Márcio Araújo.

Portuguesa:

Weverton; Paulo Sérgio, Preto Costa, Maurício e Romano (Athirson); Ademir Sopa, Gláuber, Marco Antonio e Héverton; Fabinho e Dodô. Técnico: Sérgio Guedes.Local:

Árbitro:

Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) Assistentes: Alexandre A P Kleiniche (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).



"Estou muito emocionado. Essa torcida merece..."

Jael, atacante do Bahia.






Um comentário: