Criado há três anos em Salvador, no Centro Universitário da Bahia (Estácio / Fib), o curso superior em Gastronomia busca a criatividade na elaboração de cardápio por parte do aluno, despertando suas habilidades ainda na faculdade. Professores e alunos reconhecem que após o término da graduação esse segundo grupo tem que estar pronto para o mercado, pois sabem que com o diploma na mão a realidade será outra. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (ABIA), o setor gastronômico é responsável por 8% dos empregos diretos no país. Em termos gerais, isso significa que aproximadamente seis milhões de pessoas trabalham no seguimento.
O mercado
O mercado de trabalho é um ponto que deixam os estudantes temerosos, tendo em vista a grande exigência da área e a falta de oportunidade de emprego e estágios. É o que diz a estudante do quinto semestre de Gastronomia do Centro Universitário da Bahia (Estácio / Fib), Caroline Teles. “Aqui em Salvador eu acho o campo de atuação muito restrito e não têm muitas oportunidades de empregos”, afirma ela, que atualmente gerencia uma loja de roupas em um shopping center. Caroline segue dizendo que quando terminar a faculdade vai para o Rio de Janeiro fazer cursos de especialização na área de confeitaria, que é a sua grande paixão.

Essa opinião é compartilhada pelo professor do Centro Universitário da Bahia Estácio Fib, Luan Moura “O mercado gastronômico é muito amplo, não se restringe apenas a cozinha de um restaurante, existe o jornalismo gastronômico, consultorias, eventos, catering, montagem de cardápios, fotografia. Hoje em Salvador os estabelecimentos disputam bons profissionais recém formados. O mercado baiano estar carente de mão de obra qualificada, quem é bom tem seu lugar reservado.” Para ele o profissional formado em gastronomia tem que ser diferenciado nesse mercado tão competitivo, características como proatividade, resiliencia, estudar muito, assim como tudo a gastronomia evolui, e temos que nos manter sempre bem atualizados, conclui Luan.
Remuneração

Uma referência