sábado, 5 de junho de 2010

Ler, conhecer e viver

Por Danilo Souza

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que 68% da população sabe ler, no entanto, não conseguem interpretar. É o que os profissionais da área de educação chamam de “analfabetismo funcional”. Em Salvador, no bairro do Calabar, existe uma ação social que busca sanar as dificuldades de crianças e adolescentes no que se refere à leitura e interpretação de texto.
Ler, Conhecer e Viver, esse é o nome da ação que tem feito à diferença e melhorado, gradativamente, o fator da leitura interpretativa na comunidade. Ele é coordenado pelo jovem Rodrigo Nunes, morador do bairro há 26 anos. Ele diz: “Para mim, é muito gratificante tomar conta desse espaço, que tem promovido o saber entre a população jovem do bairro.”.
Inaugurada há um ano e meio, a biblioteca do Calabar como é conhecida entre os moradores, possui um acervo diversificado, com obras que vão de Monteiro Lobato passando por Machado de Assis e chegando a Carlos Dumont de Andrade. No espaço, os adolescentes não só lêem, eles praticam pequenas encenações teatrais com os conteúdos extraído das obras lidas, é uma forma de fixar melhor os textos, o que conseqüentemente influencia na melhor interpretação. O adolescente Ubiratan Sá, freqüentador assíduo da biblioteca, comenta: “As leitura que realizamos aqui no espaço abrem nossas mentes, além disso, temos o mini teatro que nos ajuda a fixar melhor o conteúdo visto nos livros”. Nesse contexto, vale ressaltar que, quanto mais cedo uma criança tem contato com algum tipo de literatura a probabilidade que ela tem de entrar para a estatística como analfabeto funcional é quase zero, afirma a professora de Língua portuguesa do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, Tânia Carvalho.

Dificuldades do início e parcerias importantes

No inicio, houve inúmeras dificuldades, a principal delas foi quanto à aquisição de livros, pois até então, os que haviam eram doados pela comunidade. “Tínhamos uma necessidade de renovar o acervo e adquirir novas obras”, comenta Rodrigo. Foi nesse contexto que surgiu a parceria com as lojas C&A, tendo em vista que, a rede possui um instituto próprio que dá apoio logístico e financeiro para ações que promovam o bem - estar e inclusão social em comunidades carentes. Hoje, a cada três meses, a empresas tira do seu quadro de funcionários voluntários e mandam ao Calabar para ministrar palestras sobre cidadania e outros temas relevantes para comunidade, demonstrando que, através de parcerias entre Organizações não governamentais (ONGS) empresas privadas quem sai ganhado são as comunidades carentes.
A verdade é que, quanto aos fatores leitura interpretativa e inclusão social, o projeto Ler, conhecer e viver tem sido referência na comunidade local, pois além de tirar os adolescentes das ruas do bairro apresenta para os mesmos um mundo diferente por meio das páginas dos livros e dessa forma proporcionam a possibilidade de sonhar com um futuro melhor. Quem quiser obter mais informações sobre o projeto pode ligar no tel.: 8701 8201 / 92787523, falar com Rodrigo Nunes ou por email: Rodrigo_calabarvivo@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário